segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Zimbra - Backup Mais Eficiente

Usando um script comum de backup das contas do Zimbra, me chamou a atenção o tempo médio que o backup estava levando.

Um backup de cerca de 3000 contas, com um total de cerca de 200 GB estava levando em torno de 30 horas.

Pesquisei por alguns dias e não achei uma solução satisfatória. Testei alguns aplicativos no intuito de baixar este tempo (como o zmbkpose, por exemplo), mas o tempo de backup foi o mesmo.

A solução acabou sendo caseira: Como o backup era feito conta por conta, a melhor solução foi fazer com que mais contas fossem copiadas ao mesmo tempo. Com base no script de backup existe, alterei ele para filtrar as contas pela letra inicial, com isso, criei grupos de letras de acordo com a quantidade destas. Os backups foram separados em 3 grupos, que iniciam ao mesmo tempo, desta forma, o tempo total para o backup caiu para 1/3 do que era antes.

Conseguimos baixar o tempo total de backup de 30 para 10 horas.

Ainda foram necessários alguns ajustes, pois inicialmente dividi os grupos por quantidade de contas, mas alguns grupos, mesmo com menos contas, tinham um tamanho maior em dados e levavam mais tempo para finalizar o backup. Para que houvesse um equilíbrio maior no tempo entre os grupos, foi necessário mudar algumas letras entre os grupos.

Não colocarei o script disponível para download, pois, mesmo cumprindo o objetivo, ele está vergonhoso...  Ainda preciso melhorá-lo. Mas não é difícil escrever este script, basta usar algum existente e fazer as devidas adaptações.

#Linux #Zimbra #backup

Nenhum comentário:

Postar um comentário