segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Carreira - Diário Profissional

Já li muita coisa sobre produtividade, seja na vida pessoal como na profissional. Pouquíssimas vezes vi recomendarem ter um diário.


No meu trabalho, assim como o de todo mundo, ocorrem diversas coisas ao longo dia, das semanas, etc. Como manter na memória tudo o que foi feito? Como lembrar de ocorrências que não parecem necessitar de um registro, que não merecem irem para um relatório? Como efetuar estes registros sem tornar isto burocrático?

Eu uso um diário no meu trabalho.

No início, era no editor de texto MS Word. Como o diário tem informações sensíveis, protegia o arquivo com senha. Com o tempo, fui aprimorando a rotina. Passei a usar o editor de texto no sistema de webmail da empresa, assim o diário fica online e a proteção de senha é pela minha conta e não mais em cada um dos arquivos. Antes eu tinha um arquivo por ano, passei a criar um novo arquivo de diário por semana. Também passei a usar uma padronização nas datas e assuntos, e assim ficou mais fácil pesquisar. Quando pesquiso, o sistema do webmail pesquisa dentro de todos os arquivos.

Quanto mais relevante o assunto, mais informações eu tento registrar.

Informações que eu não via motivos para registrar, mas que eu acabava relatando no diário, acabavam sendo requisitadas dias, semanas, meses depois. Basta uma rápida pesquisa e a informação está lá.

O diário também serve como uma métrica do meu trabalho, nas sextas-feiras faço uma retrospectiva da semana e busco melhorar na semana seguinte.

Fica a dica: Grave as informações da sua rotina de trabalho em um diário.

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