sexta-feira, 19 de julho de 2013

Escritório de Advocacia - Site - Atualização

www.julianarodrigues.adv.br - Em 19/07/13
--
Após algumas atualizações, acho que estamos tomando um bom caminho. Finalmente coloquei o logotipo do escritório no cabeçalho, ele segue o padrão da página no facebook. Também alterei as cores, para que haja harmonia entre todo o site. Uma sessão para textos relacionados a eventos foi adicionada.
--
A página no facebook tem sido uma ótima forma de divulgação, e devo falar mais sobre ela em outra oportunidade. Há momentos que me pergunto se, tendo o facebook, realmente é necessário um site, mas é claro que é importante ter o site, pois nele temos mais liberdade e opções, sem depender de uma empresa para isto.

Na medida em que aprendo como melhorar a apresentação do site, emprego algumas melhorias. Ainda é preciso melhorar a página inicial e dar mais ênfase ao banner de imagens.

Comparação 31/05 x 19/07/2013

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Oracle Linux - Interface Gráfica (GUI)

Trabalhar com Tecnologia da Informação é apaixonante, mas por várias vezes você é forçado a tentar entender o porquê existe tanta inconsistência entre os softwares e como isto nos afeta diretamente.

Para evitar problemas, você precisa estar um ou mais passos a frente. Bem, pelo menos tentar estar a frente...

~~

No trabalho, iremos atualizar o banco de dados Oracle que temos em produção para a versão 11gR2. Antes disto, iremos testar em uma versão para testes.

Instalar o Oracle Linux em um servidor é algo simples. Depois, basta fazer as atualizações normais, como em qualquer SO que é instalado.

O passo importante é instalar os pacotes necessários para a instalação do banco de dados Oracle, usando o comando:

# Instalar pacotes necessários para o Oracle 11gR2
yum install oracle-rdbms-server-11gR2-preinstall -y

Será necessário criar uma conta oracle e um grupo oinstall.

Ainda será preciso efetuar algumas configurações de memória e segurança. Recomendo a leitura em blogs e artigos da Oracle, como neste link.

Um detalhe importante, que fiquei sabendo somente quando o técnico especialista em Oracle foi instalar o banco, é que, para a instalação, a interface gráfica é muito mais amigável e permite uma instalação mais rápida e prática.

Como eu não havia instalado a GUI, precisei fazer isto na hora. Para quem não está acostumado a fazer isto diariamente, o oráculo Google pode ajudar, e aqui vai a dica. Os comandos que usei para instalar a interface gráfica no Oracle Linux 6.4 e configurar para que o SO iniciei pela interface foram:

# Instalar a Interface Gráfica no Linux
yum groupinstall basic-desktop desktop-platform x11 fonts

# Configurar o SO para iniciar pela interface gráfica
sed -i 's/id:3:initdefault:/id:5:initdefault:/' /etc/inittab

Depois bastou reiniciar e a GUI estava disponível.