sábado, 23 de fevereiro de 2013

TCC - Dica importante - Backup

Como já comentei em outro post, estou envolvido com o TCC, e não posso deixar de dar uma dica importante para todos que precisam escrever um trabalho importante.

A dica já está no título, faça BACKUPS! Ou seja, tenha sempre cópias de segurança do seu trabalho.

Por mais que os computadores tenham um bom grau de confiabilidade, problemas podem ocorrer, seja no seu equipamento ou nos softwares que você utiliza, então é muito importante que você tenha cópias do seu trabalho, e elas precisam estar acessíveis, seguras e, se possível, versionadas.


Sim, versionadas! Imagine o seguinte, você escreve um texto enorme e quando vai salvar, salva por cima de um arquivo importante... Ou você escreve e acha que ficou horrível, melhor começar novamente do ponto em que você estava... Por estas e outras situações, é importante que você tenha versões dos seus arquivos.

Recomendo que seja usado ferramentas de armazenamento online, como o Dropbox, Skydrive e SugarSync. Elas copiam, automaticamente, os arquivos de pastas do seu computador para a sua conta online, que pode ser acessada a qualquer momento, em qualquer computador ou outros dispositivos, como smartphones e tablets, além de manterem versões dos seus arquivos e permitirem que você restaure estas versões antigas.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

TCC e coçar é só começar

Após a graduação, quando tive a ideia de iniciar uma especialização, eu sabia que ao final do curso, passaria novamente pela provação do Trabalho de Conclusão do Curso, o famoso TCC.

E esta hora chegou. Acredito que a minha dificuldade no TCC é a mesma da imensa maioria de pessoas que passam por esta situação: Motivação para fazer o TCC.

Passar horas estudando e escrevendo sobre um assunto é, muitas vezes, castigante, pois prefiro coisas mais práticas, ao invés de teorias e mais teorias.

Diferentemente do trabalho da graduação, escolhi um tema que possa me ajudar a estar mais motivado a criar o trabalho.

Meu tema é elaborar uma proposta de implementação de gerenciamento de processos e serviços, baseada em BPM e ITIL, ao setor onde trabalho. Assim tenho uma oportunidade de juntar prática e teoria e de levar melhorias para o meu local de trabalho;


Mas também uso como motivação para este trabalho:
  • Oportunidade para colocar em prática os conhecimentos sobre organização e planejamento;
  • Oportunidade para "experimentar" técnicas de gerenciamento de projetos na execução do TCC;
  • Oportunidade de aumentar o meu conhecimento em áreas que tenham relação com a minha carreira e com o meu trabalho atual;

As dificuldades, são as mesmas para todo mundo:

  • Motivação para estudar e escrever;
  • Buscar conhecimentos da teoria que possam ser empregados na prática;
  • Formatação e adequação do trabalho às normas;
  • Cumprir os prazos;


Para mim, o mais difícil é a motivação para escrever, e para isso, só há uma solução: INICIAR. É preciso disciplina e buscar iniciar a escrita, não importa como, não importa o quê, mas iniciar. Mesmo que não esteja bom no início, mas aos poucos vai melhorando e o trabalho vai tomando forma, pois o mais difícil é iniciar.

O TCC está apenas no começo e pretendo trazer mais deste assunto ao blog, pois quando iniciei ele, já era do meu interesse abordar temas mais técnicos e que podem colaborar com outros profissionais.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Tecnologia da Informação na EMATER/RS-ASCAR

Percebi que mais de uma pessoa acesso estou blog através do Google, com pesquisas relacionadas ao cargo de Analista de Sistemas da EMATER.


Acredito que quem fez esta pesquisa, está bem colocado na lista de classificação na última seleção pública e está pensando se assumirá ou não a vaga, quando e se, for chamado.

Pois bem, eu também tinha esta dúvida, mas agora posso falar mais sobre o assunto. O cargo de analista de sistemas é praticamente exclusivo da Gerência de Tecnologia da Informação, e em geral, trabalham no desenvolvimento e manutenção dos sistemas da ASCAR.

Digo em geral, pois sou analista de sistemas e trabalho no núcleo de infraestrutura de redes, mas isso ocorreu por não ter sido possível especificar um cargo para a área de redes na seleção, então, quando me chamaram, fui informado da área e, mesmo tendo trabalhado com desenvolvimento de software, encarei o desafio de trabalhar com redes.

Mas voltando aos sistemas... A ASCAR possui diversos sistemas para apoio interno e externo, são aplicações para atender demandas internas da ASCAR, como o sistema de avaliação dos colaboradores e diversos outros sistemas que os escritórios municipais utilizam para prover serviços para o público-alvo da empresa.

A tecnologia da informação não é a principal vocação da empresa, porém a TI tem um papel primordial em apoiar todas as áreas da empresa, sendo fundamental para que a empresa alcance seus objetivos.

É claro que cada área da empresa tem a sua importância, vamos poucos setores, como a TI, tem uma participação e envolvimento com todos os setores e áreas, chegando também até os nossos clientes finais, ao nosso público-alvo.

Logo, desenvolver os sistemas, dar suporte e manter uma infraestrutura de TI é algo que tem tido uma boa atenção da direção da EMATER e tenho havido uma boa contratação de profissionais e um bom investimento financeiro na área. Sei que os salários não são os melhores do mercado, mas empresa oferece um bom local para trabalhar, onde você pode aprender e desenvolver projetos.

Com certeza é um ótimo lugar para profissionais que querem trabalhar com dedicação e ver o seu trabalho ser reconhecido, ter uma oportunidade de crescimento e satisfação na carreira.