sábado, 16 de fevereiro de 2013

TCC e coçar é só começar

Após a graduação, quando tive a ideia de iniciar uma especialização, eu sabia que ao final do curso, passaria novamente pela provação do Trabalho de Conclusão do Curso, o famoso TCC.

E esta hora chegou. Acredito que a minha dificuldade no TCC é a mesma da imensa maioria de pessoas que passam por esta situação: Motivação para fazer o TCC.

Passar horas estudando e escrevendo sobre um assunto é, muitas vezes, castigante, pois prefiro coisas mais práticas, ao invés de teorias e mais teorias.

Diferentemente do trabalho da graduação, escolhi um tema que possa me ajudar a estar mais motivado a criar o trabalho.

Meu tema é elaborar uma proposta de implementação de gerenciamento de processos e serviços, baseada em BPM e ITIL, ao setor onde trabalho. Assim tenho uma oportunidade de juntar prática e teoria e de levar melhorias para o meu local de trabalho;


Mas também uso como motivação para este trabalho:
  • Oportunidade para colocar em prática os conhecimentos sobre organização e planejamento;
  • Oportunidade para "experimentar" técnicas de gerenciamento de projetos na execução do TCC;
  • Oportunidade de aumentar o meu conhecimento em áreas que tenham relação com a minha carreira e com o meu trabalho atual;

As dificuldades, são as mesmas para todo mundo:

  • Motivação para estudar e escrever;
  • Buscar conhecimentos da teoria que possam ser empregados na prática;
  • Formatação e adequação do trabalho às normas;
  • Cumprir os prazos;


Para mim, o mais difícil é a motivação para escrever, e para isso, só há uma solução: INICIAR. É preciso disciplina e buscar iniciar a escrita, não importa como, não importa o quê, mas iniciar. Mesmo que não esteja bom no início, mas aos poucos vai melhorando e o trabalho vai tomando forma, pois o mais difícil é iniciar.

O TCC está apenas no começo e pretendo trazer mais deste assunto ao blog, pois quando iniciei ele, já era do meu interesse abordar temas mais técnicos e que podem colaborar com outros profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário