sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Um pouco sobre a EMATER-RS/ASCAR

Logotipo EMATER/RS e ASCAR
Entre o final de 2011 e início de 2012, participei da seleção publica para Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural - ASCAR, para o cargo de analista de sistemas. Eu não sabia exatamente no que eu estava me metendo, mas sabia que tinha relação com a EMATER, e que eu sabia ser um bom lugar para trabalhar, pois já conhecia uma pessoa que trabalha na instituição.

Enfim, fiz o "concurso", que na verdade é seleção pública, pois a EMATER é uma empresa mantida pela a ASCAR, que é uma empresa privada, filantrópica. Então a ASCAR, por conta da natureza privada, não pode realizar concursos e sim seleções públicas.

Tem toda uma história sobre a filantropia da ASCAR/EMATER, sobre o funcionamento jurídico entre as duas empresas, sobre como o Governo do Estado do Rio Grande do Sul contribui para o funcionamento da ASCAR e sobre como a ASCAR contribui com ações para o meio rural gaúcho.

Mas... Pulando esta parte, quero comentar sobre as vantagens de trabalhar para a ASCAR, pois já fui funcionário público, já trabalhei na iniciativa privada e agora estou em uma empresa que é um pouco dos dois. A grande vantagem que vejo é o fato da ASCAR proporcionar um emprego com características de cargos públicos, e mais agilidade no dia-a-dia do trabalho do que em órgãos públicos. É claro que a empresa tem que ter muita responsabilidade com os gastos, pois boa parte do dinheiro que mantém a ASCAR provém do governo, mas pelo menos o dinheiro é investido com a agilidade das empresas privadas. E é claro que a empresa presta contas de como gastou tudo o que recebeu.

Escritório Central, em Porto Alegre/RS.
Aprendendo sobre a história da ASCAR/EMATER, penso que a participação desta, é fundamental para a situação do cenário rural que vivemos hoje no RS, pois a empresa está presente na quase totalidade de cidades do estado, trabalhando na assistência técnica e social, para o público rural, pescadores, quilombolas e famílias de baixa renda.

O atual Governo do Estado tem investido muito na empresa, e nós temos que dar retorno para esta confiança.

Trabalho na área de informática, que é um meio para os fins da empresa. Hoje, nem mesmo o meio rural sobrevive sem que sistemas informatizados deem suporte para as atividades desenvolvidas no campo.

Em outros textos, quero comentar mais sobre o papel da informática na ASCAR, como ela chega até o seu público final e outras coisas interessantes sobre este ambiente de trabalho.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário